Missas Solenidades

  4° Domingo depois da Pascoa

4° Domingo depois da Páscoa

 

Domingo de 1ª Classe- Missa Própria

 

Coleta

Ó Deus, que unis as almas dos fiéis em uma só vontade, concedei aos vossos povos que amem o que ordenais e desejem o que prometeis, a fim de que, por entre as inconstâncias deste mundo, se fixem nossos corações onde estão as verdadeiras alegrias. Por N. Senhor Jesus Cristo. Amém.

 

Leitura da Epístola de São Tiago Apóstolo. (Tg 1, 17-21).

Caríssimos: Toda dádiva excelente e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes no qual não há mudança, nem sombra de vicissitude. De livre vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que primícias de suas criaturas. Vós o sabeis, irmãos meus diletíssimos. Assim seja todo homem, pronto para ouvir, ponderado para falar e custoso para enraivecer. Porque a ira do homem não opera o que seja justo diante de Deus. Pelo que, rejeitai toda impureza e excesso de malícia, e recebei com docilidade a palavra em vós implantada, que pode salvar as vossas almas.

Palavra da Salvação.

R- Graças a Deus!

 

Aleluia (Sl 117, 16 | Rm 6, 9)

Aleluia, aleluia. . A Destra do Senhor mostra o seu poder; a Destra do Senhor me exalta. Aleluia. . O Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; nunca mais a morte O dominará. Aleluia.

 

Anúncio do Santo Evangelho segundo João. (Jo 16, 5-14)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Eu vou Aquele que me enviou e nenhum de vós me pergunta: Para onde ides? Mas porque vos disse estas coisas, o vosso coração se encheu de tristeza. Digo-vos, porém, a verdade: é bom para vós que eu vá ; porque se eu não for, não virá a vós o Consolador; mas, se for, eu vo-lo enviarei. E, quando Ele vier, convencerá o mundo que existe o pecado, a justiça e o juízo. Quanto ao pecado, porque não creram em mim. Quanto à justiça, porque eu vou ao Pai, e já não me vereis. E também quanto ao juízo, porque o príncipe deste mundo já foi julgado. Ainda tenho muitas coisas a dizer-vos; mas agora ainda não as podeis compreender. Quando vier, porém, aquele Espírito de verdade, ensinar-vos-á toda a verdade. De si mesmo não há de falar, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.

Palavra do Senhor.

R- Louvor a Vós ó Cristo!