REPÚDIO A DECLARAÇÃO CONJUNTA CATÓLICO-LUTERANA
Ao lermos a declaração conjunta feita pelo Papa Francisco com os representantes da Igreja luterana na Suécia no dia 31 de outubro de 2016, com motivo do quinto centenário da revolta de Lutero contra a Igreja católica, a nossa dor e escândalo não tem limite.
Verdadeiro escândalo para os fieis que aprendem a verdadeira doutrina cristã. A Declaração Conjunta representa e sucedem-se erros históricos, graves ataques à pregação da fé católica tradicional e uns falsos humanismos, fonte de tantos males, e por isso, não podemos ficar calados.
Usando de pretexto um falso amor ao próximo e uma caricatura de “ecumenismo”; a fé cristã verdadeira esta sendo sacrificada e colocando em grave perigo a salvação de muitas almas que não chegam a verdade de Cristo e seu evangelho.
Não podemos ser conviventes com a doutrina herética de Lutero. As 95 Teses manifesta um ódio diabólico a toda a crença e doutrina católica. Ódio não só ao Bispo de Roma, mas a todo o santo, como ao Santo Sacrifício da Missa e a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo na Hóstia Consagrada; rejeitando a graça de Cristo para a salvação; negando o Purgatório e afastando os fieis de Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus.
O protestantismo não aportou nada ao cristianismo. Arruinou a unidade cristã, separado países inteiros da Igreja de Cristo, Uma, Santa, Católica e Apostólica. Muitos fieis ficaram no erro com perigo da sua salvação eterna.
Nosso fieis, católicos tradicionais, podem ficar na paz do Senhor, por que este ato “ecumênico” é de uma Igreja católica; e fica claro para nós que o cristianismo não se esgota não se limita a uma Igreja determinada. A nossa Igreja tem as caraterísticas da Igreja de Cristo, e por isso, devemos guardar a sagada tradição do catolicismo.
Neste mês em que comemoramos a Festa de Todos os Santos, chamamos como testemunhos Santos Padres da Igreja, Santo Tomas de Aquino, e em especial os que combateram a heresia protestante São Carlos Borromeo, Santo Inácio de Loyola que defenderam e pregaram a salvado na Igreja de Cristo, católica e apostólica; e sua Santa Tradição.
Aos nossos fiéis exortamos a rezarem pelo Bispo de Roma, a fim que Nosso Senhor Jesus Cristo, o preserve do erro e o guarde na verdade. E pela nossa Igreja Católica Tradicional para seja fiel ao Evangelho de Cristo e a Sagrada Tradição Cristã.
Vivamos as palavras de Cristo: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mateus 28, 18-20)
São Paulo. 03 de novembro de 2016.
Rev. Mons. Héctor Rios – ICT