O Sacerdócio Católico Tradicional
28°Aniversário Sacerdotal de
Mons. Héctor de São Bento Rios
20 de dezembro de 2024
Monsenhor Héctor de São Bento Rios-ICT
O sacerdócio instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, na ultima ceia da semana santa, é fundamental para fazer presente o Corpo e Sangue de Jesus Cristo e perpetuando o sacrifico da cruz pelos séculos dos séculos.
Quando celebrou mais um aniversario de minha ordenação sacerdotal todos os dia 20 de dezembro de cada ano; agora numero 28° ano. Medito sobre a realidade do sacerdócio e todo seu fundamento. Todos os santos como Santo Tomas de Aquino, Santo Agostinho ou São João Crisostomo refletiram sobre a realidade sobrenatural do sacerdócio. Mas certamente o fundamento e pedra é Cristo Sacerdote.
É o mesmo Cristo que chama cada homem ao sacerdócio católico tradicional. É Jesus que dá sua graça para unir o homem candidato ao sacerdócio ao sacrifício da cruz. E é Jesus Cristo, Deus e Sumo Sacerdote que no dia de nossa ordenação nos dá todas as graças necessárias para realizar de esta sublime vocação.
Mas que é o sacerdócio católico tradicional?
Um claro fundamento esta cana carta aos Hebreus de São Paulo apostolo, quando diz: “Temos, portanto, um grande Sumo Sacerdote que penetrou nos céus, Jesus, Filho de Deus. Conservemos firme a nossa fé.” (Hebreus 4. 14). Jesus Sumo Sacerdote é o fundamento e modelo para nós sacerdotes de Cristo. Os padres deveram olhar para Cristo Sacerdote para estar firmes na fé verdadeira e não perder identidade. E se nos sentimos fracos olhar a Cristo que nos entende por que passou pelas fraquezas da nossa natureza humana. Assim diz São Paulo: “Porque não temos nele um pontífice (sacerdote) incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado. Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno.” (Hebreus 4. 15, 16). Toda graça esta em Cristo Jesus.
O Sacerdote tem funções bem especificas dada por Cristo?
A resposta é sim. E São Paulo afirma: “Em verdade, todo pontífice (sacerdote) é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.” (Hebreus 5. 1); esta claro que o Sacerdote é consagrado para as coisa de Deus, ou seja, liturgia e culto a Deus; e interceder entre Deus e os homens “nas coisas que dizem respeito a Deus”. E um fundamento é o perdão dos pecados: “para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.” O sacerdote deve lutar com todas suas forças para extirpar o pecado que é como um “câncer da alma” dos homens de todos os tempos.
O Sacerdote deve perpetuar o Sacrifício da Cruz; pregar; abençoar e dar os sacramentos?
Sim, o sacerdote tem como função fundamental de interceder pelo povo e perpetuar o sacrifício da cruz de Cristo no altar sagrado. E de aqui que segue-se as outra caraterística ligadas ao sacerdócio católico tradicional. Ou seja:
Pregar: Depois de rezar o santo sacrifício da missa diariamente. O sacerdote deve pregar o evangelho para conversão e salvação do povo fiel. O estudo da boa teologia de Santo Tomas de Aquino e dos santos Padres é capital.
Abençoar: O sacerdote deve estar disponível par abençoar a todo o povo fiel que o procura. Em este sentido é frequente escutar queixas de padres que estão “cansados” por ser importunados pelos fieis. Mas se foram ordenados ao sacerdócio não tem cabimento tal queixa. Temos que abençoar e curar as almas para Cristo.
Dar os sacramentos: Os sete sacramentos, ou seja, batismo, eucaristia, crisma, confissão, extrema unção; casamento e ordem. São os sacramentos instituídos por Jesus Cristo e que Igreja é sua guardiã. Desta forma o Sacerdote administra os sacramentos no povo de Deus que é capital por que toda a graça santificante é aplicada nestes sacramentos e salva almas para Deus. Obviamente que só o Bispo pode administrar todos os sacramentos por ter o Sacerdócio pleno.
Tudo isso In Persona Christi, que significa?
O sacerdote faz tudo isso em in persona Chisti, ou seja, “em pessoa de Cristo”. Sim, os padres ou sacerdotes são outros Cristos na terra. E aqui esta a beleza do sacerdócio católico tradicional e é a identificação dos sacerdotes com Jesus Cristo Sumo e Eterno Sacerdote. E o fundamento é que o sacramento da Ordem imprime no homem ordenado um “Caráter” indelével e perpetuo. Somos selados por Deus para sempre. Louvado seja Deus em seus Santos. Amém.
Se Jesus Bom Pastor não quer que nenhuma ovelha se perca, menos ainda, que se percam os sacerdotes escolhidos e ungidos de Deus. O nosso protetor é guia é o mesmo Deus. Quanta misericórdia, quanto amor de nosso Senhor a pobres homens que escolhe para salvar muitas almas. Obrigado meu Deus e Senhor Jesus Cristo. Amém.
Dá-me tua graça e perseverança na vocação sacerdotal, dom de Deus. Renova meu sacerdócio pelo dia sagrado de minha ordenação e intercessão de Nossa Senhora Maria santíssima. Amém.