Missas Solenidades

 Batismo de Jesus

Batismo de Jesus Cristo

13 de janeiro

 

Comemoração de 2° Classe. Branco

 

Do antigo ofício que se rezava neste dia e que nos recordava o batismo do Senhor e a manifestação de sua divindade restam-nos hoje somente a oração e o evangelho. O mais é a missa da Epifania. Neste tempo vemos aparecer de novo a figura de João Batista, que desempenhara papel relevante na liturgia do Advento. O Messias que anunciara chegou e começará em breve a vida pública de reparação e redenção do homem caído e arruinado pelo pecado e pelos caminhos de desvio que andava fora da casa paterna. João, que vira o Espírito Santo Descer sobre ele e que tinha ouvido o Pai declará-lo solenemente seu Filho vai, entes de de sumir na penumbra dos cárceres de Herodes  presta-lhe o último testemunho de fé. Vai proclamar diante te de Israel incrédulo que este é aquele que tira o pecado do mundo e batiza no Espírito Santo.

Jesus santificou com o contato de seu corpo santíssimo nas águas do Jordão, para que os de que futuro fossem mergulhados na água do batismo, se santificasse na água e no Espírito Santo (São Gregório de Naz.)

 

Introito (Mal. 3,1; I Cr 29, 12 | Sl 71, 1)

Eis que ai vem, o soberano Senhor; em sua mão está o Reino, o Poder e o Império. Sl. Ó Deus, dai o vosso julgamento ao Rei; e a vossa justiça ao Filho do Rei. ℣. Glória ao Pai.

 

Coleta:

Ó Deus, cujo Filho Unigênito apareceu na natureza de nossa carne, concedei, Vos pedimos, que mereçamos ser reformados interiormente por Aquele que reconhecemos semelhante a nós exteriormente. Ele, que, sendo Deus, convosco vive e reina, na unidade do Espirito Santo, pelos seculos dos seculos. Amém.

 

Leitura do Profeta Isaías. (Is 60, 1-6)

Levanta-te, Jerusalém, e resplandece, porque já veio a tua luz, e a glória do Senhor nasceu sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos, mas sobre ti se levanta o Senhor e em ti se manifesta a sua glória. E as nações caminham ao fulgor de tua luz, e os reis, ao esplendor de tua aurora. Ergue os olhos em derredor, e vê: todos o povos se congregam e vêm a ti; teus filhos vêm de longe, e tuas filhas surgem de todos os lados. Então verás e transbordarás de alegria, teu coração se maravilhará e se dilatará, quando a ti vier a multidão de além dos mares, e os grandes, dentre os pagãos, se acercarem de ti. Serás como inundada pela afluência de camelos e dromedários de Mediam e Efa; todos virão de Sabá, trazendo ouro e incenso, e proclamando os louvores do Senhor.

Palavra da Salvação.

R - Gloria a Vos Senhor!

 

Gradual (Sl 97, 3 e 2 | Heb 1, 1-2)

Todos virão de Sabá, trazendo ouro e incenso, e proclamando os louvores do Senhor. . Levanta-te, Jerusalém, e resplandece, porque a glória do Senhor se levantou sobre ti.

 

Aleluia, aleluia. . Vimos a sua estrela no Oriente, e viemos com presentes adorar o Senhor. Aleluia.

 

Anuncio do Evangelho segundo São Mateus. (Jo 1, 29-34)

Naquele tempo, viu João a Jesus que vinha a ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. D’Este é que eu disse: Depois de mim virá um homem que foi antes de mim, porque existia primeiro que eu. Eu não O conhecia, mas, para Ele ser conhecido em Israel, vim batizar em água. E mais ainda testificou João: Vi o Espírito descer do céu, em forma de pomba, e pousar sobre Ele. Eu não O conhecia, mas, O que me mandou batizar com água, disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, Esse é quem batiza no Espírito Santo. Foi o que vi; e dou testemunho que Este é o Filho de Deus.

Palavra do Senhor.

R – Gloria á Vós ó Cristo!