Pregação

Pregação

BOAS PREGAÇÕES SANTIFICAM


Pregar o Evangelho de Jesus Cristo na Santa Missa é alimento para nossa alma. A pregação é, e sempre será, para "alimentar a alma espiritual" isto é, para fazer crescer na santidade ao povo de Deus. Todo o que seja contrario a este principio é falar em vão, levar aos outros seus próprios interesses. É desviar do fundamento da pregação da Palavra Divina.

O Padre ou Sacerdote de Cristo deve preparar a homilia ou sermão para os fieis. O texto bíblico deve ser do Novo Testamento, só citar o Antigo Testamento para fundamentar as profecias que se cumprem em Jesus Cristo. Ficar só no Antigo Testamento é ficar na "Leis" ou "Carne" ou "homem velho" que fala São Paulo em suas Cartas Apostólicas.

Os fieis devem aprender a doutrina crista católica para poder exigir aos ministros sacerdotais boas pregações. Só assim vão diminuir tantas pregações bacias!

O Evangelho de Cristo em primeiro lugar!

Deus abençoe e Santíssima Virgem Maria nos protejam!

Mons. Héctor Rios -ICT

 

Paulo

A PAZ E ALEGRIA VEM DO ESPIRITO SANTO

São Paulo apostolo escreveu para os Filipenses que é o importante para nossa paz e alegria interior:

"4.Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!
5.Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo.
6.Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.
7.E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.
8.Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos.
9.O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco." (Filipenses 4, 4-9). Que bela palavras cheias do Espirito Santo e de experiencia mistica. Ocupemos nossos pensamentos em coisa nobres e verdadeira, isto alimente a nossas almas. Deus Nosso Senhor é importante e viver suas Palavras Divinas nos santificam. Medite a Palavra de Deus a sua paz interior aumentara! Viva o amor e alegria verdadeira permanecerá! Faça Experiencia!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo,
para sempre seja louvado. Amém.

Monsenhor Héctor Rios -ICT

 

______________________________

 

REi

Reis magos encontram o Santíssimo Menino Jesus.

 São Mateus, 2, 1-20

 “1.Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém. 2.Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. 3. A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. 4. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. 5. Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta: 6. E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo (Miq 5,2). 7.Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido.8. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.9. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.10.  A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. 11. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.12. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.13. Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar.14. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.15. Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito meu filho (Os 11,1). 16. Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos. 17. Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18. Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem (Jer 31,15)! 19. Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: 20. Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino.”

reis magod

 Reflexão: O que me chama muito minha atenção nesta passagem bíblica é:

 -  O reis magos que são astrólogos já que estudam os planetas. E se guiam por uma Estrela, assim eles dizem: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.” (Versículo 2).  Eles dizem viram “estrela’? O nascimento de Jesus Cristo está rodeado de fenômenos espirituais e cósmicos. Por isso, uma estrela milagrosa aparece e guiam estes cientistas. Obviamente eles conhecem a profecia bíblica do nascimento do Reis dos judeus. Mas como Deus chama atenção de todos e sejam profecias ou sinais planetários, Deus quer que todos entendam que a salvação está entre nós. Salvação do que? Salvação do pecado que é o câncer de nossas almas! Sim, por que de um coração doente pelo pecado sai todo o mal do mundo...mal que todos podemos ver e não negar!

 - Porem por desígnios divinos que não sabemos, os Magos procuram o Rei Herodes que quando ouviu do nascimento de um “Rei” ficou perturbado. E os Magos depois de falar com o Rei Herodes voltam a viajar e vem de novo a Estrela que os guiava e sente uma grade alegria. Assim está escrito: “E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. (ver. 9,10). As coisas de Deus tem como efeito imediato “alegria” que vem da alma iluminada por Deus. Assim nós temos que procurar entender e fazer a Santíssima Vontade de Deus em nossa vida. Encontrar nossa estrela que é Jesus Cristo e sua Palavra Divina. Cada um de nós deve fazer experiência espiritual de deixar-se iluminar por Cristo.

fugir

 - Os Rei Magos ao encontrar a Deus feito Homem fazem o certo, adoram Jesus. Assim está na passagem de Mateus: “Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.” (ver. 11); adoram e oferecem seu tributos digno de um Rei. A José, Maria e Jesus não faltaria recursos para os primeiros anos de vida de Nosso Senhor. Já que pela crueldade do Rei Herodes o Grande, (como é conhecido na história) tratara de matar o Messias. Mas neste texto nos ensina que devemos adorar a Nosso Senhor Jesus Cristo, o único que deve ser servido e adorado pelos séculos dos séculos. Amém.

santos inocentes

O texto diz: “Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho. (12). Deus é Deus e ele se comunica conosco do jeito que nós entendemos. Aqui foi por meio de um sonho que o reis foram por outro caminho; sim a maldade não tem limite neste mundo. Fujamos do mal, do pecado, dos vícios como do diabo.

Por tudo isso podemos entender que no tempo de Deus todo se cumprira. Deus quer nossa vida, alegria e paz de modo infinito. Deus ama tanto os homens que envia seu próprio Filho para nos salvar. Se estamos atentos aos sinais dos tempos, sinais espirituais e cósmicos. Encontraremos a verdadeira alegria a mais intima e profunda alegria espiritual. E tendo como guia o Espirito Santo não teremos nada de que temer. Aprendamos destes Reis Magos que com sacrifícios, paciência e perseverança encontras Jesus, encontram Deus. Bem infinito!

 

Rev. Mons. Héctor Rios.